FANDOM

O Sharingan (写輪眼, literalmente "olho da roda copiadora") é a kekkei genkai do Clã Uchiha, manifestada em forma de doujutsu - técnicas oculares diretas que não necessitam de selos. Por ser uma característica fundamental de vários personagens significativos na série, já teve grande parte de seu funcionamento exposto.

O Clã Uchiha é descendente direto do Clã Hyuuga, e nasceu muito antes da primeira vila ninja ser fundada. As duas famílias compartilham algumas características, como a pele clara, cabelos escuros e a kekkei genkai do tipo doujutsu. é inferido que o Byakugan, com o tempo, mutou e evoluiu para a forma conhecida do Sharingan, apesar de existirem poucas semelhanças entre os dois doujutsus atualmente. Enquanto o Byakugan é óbvio em todo Hyuuga, na forma de olhos descoloridos e sem pupila aparente, nenhum Uchiha nasce portando o Sharingan. Pelo contrário, os membros desse clã possuem olhos de cor e capacidade comuns até serem capazes de despertar a kekkei genkai.

Aparentemente, o Uchiha fica propício a despertar ou ativar o Sharingan quando se encontra em alguma situação particularmente intensa, sendo que a causa mais frequente é a raiva ou a necessidade de defender a si mesmo e aos outros. Apenas dois membros do clã tiveram o despertar do Sharingan claramente exposto na série: Uchiha Obito usou o Sharingan pela primeira vez enquanto lutava contra Taiseki, que usava um jutsu de invisibilidade; e Uchiha Sasuke ativou o doujutsu enquanto lutava contra Haku, olho esquedo com uma tomoe e olho direito com duas. Na verdade, Sasuke já havia despertado o Sharingan quatro anos antes, quando seu irmão mais velho, Uchiha Itachi, chacinou o próprio clã com a ajuda de Uchiha Madara. Na época, os dois olhos tinham apenas uma vírgula cada. Além de não ser uma habilidade inata, o Sharingan também não aparece em sua forma completa. Os membros do Clã Uchiha precisam evoluir o Sharingan para que possam ser capazes de utilizar toda a extensão de sua capacidade.

Habilidades DerivadasEditar

O Sharingan tem resquícios da principal característica do Byakugan que possibilita ver o sistema de chakra dos seres vivos. Apesar de não poder ver claramente os caminhos de chakra (e muito menos ainda os tenketsus), o Sharingan é capaz de acompanhar a movimentação e o fluxo de chakra pelo corpo.

Para fazer jus ao nome, o "olho copiador" pode acompanhar até os movimentos mais rápidos e possibilitar que o Uchiha os memorize. Foi dessa forma que Uchiha Sasuke conseguiu aprender o Kage Buyo de Rock Lee depois de ser atingido pelo golpe uma única vez; e também foi assim que Hatake Kakashi conseguiu copiar mais de mil jutsus.

Essa rapidez na leitura das açőes observadas pelo Sharingan também permite que seus usuários consigam desviar e atacar com muito mais rapidez e certeza, na maioria dos casos. Para completar, o Sharingan totalmente desenvolvido é capaz de prender os inimigos em Genjutsus através de uma mera troca de olhares.

Evolução do Doujutsu Editar

Inicialmente, todo Uchiha têm olhos comuns, com a íris e a pupila em cores e formas normalmente atribuídas a todos os seres humanos. A capacidade de visão do ninja, nesse estágio, também é normal, apesar de poder ser expandida até o limite entre um olho comum e o Sharingan.

1º Estágio Editar

Sharingan - Primeiro Estágio.jpg

Quando o Uchiha desperta o Sharingan pela primeira vez, a íris adquire uma cor vermelho vivo ao mesmo tempo em que uma forma semelhante a uma vírgula (tomoe, 巴) surge na íris, entre a pupila e a esclera.

2º Estágio Editar

Sharingan - Segundo Estágio.jpg

O surgimento de uma segunda tomoe (diametralmente oposta à primeira) gravitando em torno da pupila expande a capacidade do Sharingan: nesse estágio, o olho é capaz de acompanhar e copiar movimentos quase que instantaneamente (dependendo, é claro, das condiçőes físicas do Uchiha). Também melhora a percepção do ninja em relação a ilusőes, já que o Sharingan é capaz de ver através de Genjutsus.

Uma das maiores vantagens é a capacidade de observar a movimentação e o fluxo de chakra em outros seres vivos. Dessa forma, o ninja pode perceber se o chakra do organismo está desestabilizado por causa de algum jutsu, "medir" a quantidade de chakra de um adversário, ou mesmo discernir bunshins de seus respectivos conjuradores.

3º Estágio Editar

Sharingan - Terceiro Estágio.jpg

O Sharingan amadurece por completo quando adquire sua terceira e última tomoe, alcançando sua forma verdadeira e levando sua alcunha de "olho copiador" ao extremo. Nesse estágio, a capacidade de percepção do olho é tão grande que o ninja é capaz de antecipar o próximo movimento do adversário através dos menores espasmos. é uma habilidade tão precisa que parece tornar possível "prever" o futuro. Se o ninja for rápido e forte o bastante, pode até mesmo copiar um jutsu em tempo real e usá-lo contra o próprio conjurador - fato que fez Hatake Kakashi ser conhecido pela alcunha "Ninja Copiador".

Essa característica permite que o ninja evada ataques iminentes e antecipe os contra-ataques com precisão quase perfeita, conservando mais chakra e aumentando as chances de vitória. No entanto, a habilidade mais temida de um Sharingan completamente desenvolvido é, certamente, a capacidade de usar Genjutsu sem a necessidade de selos ou qualquer ritual de preparação: basta que o adversário olhe nos olhos do Uchiha para que a ilusão seja posta em prática. Essa característica também facilita bastante reversão de genjutsus. é por essa razão que o Clã Uchiha era bastante conhecido como usuário de Genjutsu.

Mangekyou Sharingan Editar

Artigo principal Mangekyou Sharingan

Mangekyou Sharingan de Madara.jpg

Mangekyou Sharingan de Madara

Mangekyou Sharingan de Kakashi.jpg

Mangekyou Sharingan de Kakashi

Além do Sharingan maduro, com três tomoe, a kekkei genkai do Clã Uchiha possui ainda mais uma evolução para o doujutsu. O Mangekyou Sharingan é tratado com sigilo até mesmo dentre os membros do clã, tanto pelo seu nível absurdo de poder, quanto pela forma imoral com que é obtido. Os primeiros Uchihas a alcançarem esse patamar de poder foram Uchiha Madara, amplamente conhecido como o patriarca do clã e rival de Senju Hashirama (Shodaime Hokage), e Uchiha Izuna, seu irmão mais novo. Com a evolução do doujutsu, os dois foram capazes de trazer muita fama e honra para o clã, mas tiveram que pagar por seu sucesso com a deterioração da visão a cada vez que o Mangekyou era utilizado O que culiminou na completa cegueira de Uchiha M
Mangekyo Sharigan de Sasuke.jpg

Mangekyo Sharigan de Sasuke

adara. 

Não fica claro como, exatamente, Izuna e Madara obtiveram a última evolução do doujutsu. A única pessoa que oferece alguma explicação nesse sentido é Uchiha Itachi, que explica ao irmão mais novo, Sasuke, que aqueles olhos só poderiam ser alcançados se o Uchiha "matasse seu melhor amigo". No entanto, essa justificativa não está completamente certa, já que Hatake Kakashi, que nem mesmo é membro do Clã Uchiha, despertou o Mangekyou Sharingan por conta própria. Uchiha Sasuke não precisou matar o melhor amigo para conseguir seu Mengenkyou Sharingan; o estopim para a evolução foi a morte de Itachi antes que Sasuke descobrisse que o irmão não era o total responsável pela destruição dos Uchiha.

Eien no Mangekyou SharinganEditar

Atrigo Principal: Eien no Mangekyou Sharingan

Ertenal Mangekyou.jpg
Obter o Mangekyou Sharingan já é um feito extremamente complicado; conseguir o Mangekyou Sharingan Eterno é ainda mais improvável. O único caso conhecido na série é o dos irmãos Uchiha Madara e Uchiha Izuna: ambos possuíam o Mangekyou Sharingan e danificavam a visão depois de usá-lo. Madara ficou cego em meio as muitas batalhas travadas pelo Clã Uchiha, e Izuna, num ato de altruísmo fraternal, ofereceu os próprios olhos para o irmão mais velho.
Mangekyo Sharigan Eterno de Sasuke.jpg

Mangekyo Sharigan Eterno do Sasuke

Dessa forma, Madara não apenas tornou a ver, como seu novo Mangekyou Sharingan não desgastava mais quando usado. A forma do Mangekyou Sharingan Eterno de Uchiha Madara parece uma fusão entre os caleidoscópios dos dois irmãos. Esse segredo foi passado sigilosamente entre as geraçőes seguintes de Uchiha, e muitos pares de irmãos almejavam o poder inesgotável alcançado por Madara. Além disso com seu Eien no Mangekyou Sharingan Madara foi capaz de controlar a Kyuubi e ele foi a unica pessoa do anime que podia invocar o demônio de nove caudas. Outra grande técnica do Eien no Mangekyou Sharingan foi a capicidade de viajar no tempo e no espaço e assim Madara poderia ir a qualquer lugar que quizesse.

Também no FANDOM

Wiki aleatória